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E vamos falar do queridinho para alguns e odiado por outros, o grande Facebook.

Já se questionou se existe alguém em nosso planeta que não tenha ouvido falar sobre o Facebook? Ou o motivo de tantas pessoas dizerem que não o usam mais, mas ainda assim ele se mantém sendo um dos canais de mídia e vendas mais fortes do mercado?

Para entendermos a força e a real importância do Facebook para nossa estratégia, antes precisamos entender o que é o Facebook atualmente e, o que compõe o ecossistema no qual ele está inserido.

Tio Zuck deve estar orgulhoso!

Afinal, o que é o Facebook:

Atualmente as maiores redes e meios sociais do planeta pertencem ao Tio Zuck (referência carinhosa ao Markinho Zuckerberg, dono da p%#&@ toda), neste momento você pode estar pensando “não Juliano, não são todas as grandes que são dele”, sim, não são todas elas, mas as que ainda não são ou ele vai comprar ou ele vai copiar, então para nos alinharmos, vamos ver alguns números:

  • Em 2019, a receita do Facebook foi de US $ 21.08 bilhões.
  • O Facebook possui 2.5 bilhões de usuários ativos mensais.
  • Facebook com 1.66 bilhões de usuários ativos diários, sim DIÁRIOS.
  • O Facebook está contratando funcionários em ritmo recorde. O número de funcionários era 44,942 em 31 de dezembro de 2019, que representa um aumento de 26% em relação ao ano anterior.
  • 60.6% dos internautas usam o Facebook. Isso representa quase 2/3 terços de todos na Internet.

E a estatística que gostaria de dizer que é a cereja do bolo:

  • 44% dos usuários admitem que seu comportamento de compra é influenciado pelo Facebook.

A rede social continua viva, crescente, com recursos financeiros que parecem infinitos e gerando resultados REAIS para negócios de todos os tamanhos, inclusive profissionais autônomos.

Só com esta breve introdução você já poderia se sentir convencido da importância de estar utilizando o Facebook em sua estratégia digital, mas calma, não acaba por aqui, quero mergulhar um pouco mais neste universo com você (vale só fazer um adendo, que o Facebook hoje engloba o próprio Facebook, Instagram, WhatsApp, Oculus entre outras empresas que eles compraram no decorrer, inclusive o amável Giphy).

O que é o Facebook Ads

Facebook Ads é a plataforma do Facebook que te permitirá veicular anúncios dentro do próprio Facebook, Instagram e “parceiros”. Além disso, o Facebook Ads conta com diversas ferramentas de segmentação e criador de anúncio que vão te auxiliar na criação de campanhas mais eficazes.

É comum também chamarem de Instagram Ads, mas não, não há outra plataforma, é apenas o Facebook Ads e por lá você gerencia as campanhas que veicularão no Instagram.

Mas vale a pena anunciar no Facebook e Instagram?

Como viu nas estatísticas que inseri acima, o Facebook faturou mais de 21 bilhões em 2019, se milhares de empresas investiram nesses canais é porque ele é vantajoso, afinal, ninguém se mantém investindo em algo que não gera resultado. O Facebook, por outro lado, faz o possível para que o investimento REALMENTE GERE RESULTADO, pois se isso ocorrer as empresas aumentarão o investimento dentro da rede, o que permitirá ele ganhar/comer uma parcela alta de verba de marketing que antes era destinada para outros canais, como o Google, por exemplo.

Há diversos objetivos de campanhas para poder criar seus anúncios, alguns deles são:

  • Tráfego (aumenta o número de pessoas que visitam seu site, aplicativo ou conversa do Messenger, e aumentar a probabilidade de que elas realizem ações valiosas quando chegarem lá.)
  • Envolvimento (faz com que mais pessoas sigam sua Página ou se envolvam com suas publicações através de comentários, compartilhamentos e curtidas.)
  • Mensagens (faz com que usuários mais propensos a iniciar conversas pelo Messenger ou WhatsApp o procurem)
  • Visualização de Vídeos (apresenta seus vídeos a pessoas mais propensas a se interessar por eles e a assistir até o fim.)
  • entre outros

O que eu preciso saber antes de dar início nas minhas campanhas?

Esta etapa podemos subdividir em 2 tópicos centrais sendo: técnico e estratégico.

Técnico:

Antes de rodar suas campanhas você precisa criar o ambiente onde estas campanhas estarão. São cadastros simples, nada complexo ou que irá exigir muito de você, mas caso não tenha familiaridade nenhuma com a inserção de dados na internet, cartão e afins, indico que considere ter alguém com mais “fluência” no digital para te auxiliar.

Para iniciar suas ações no Facebook e Instagram você vai precisar de:

  1. Criar sua conta no Facebook Ads, ou melhor, criar sua Business Manager, neste link você consegue fazer isso.
  2. Configurar sua forma de pagamento, e aqui eu verdadeiramente indico que utilize um cartão de crédito, pois caso ocorra algum problema de bloqueio em sua conta (sim às vezes ocorrem, geralmente quando você fere alguma política dos anúncios), você terá mais facilidade para recuperar os créditos (valor investido) de volta, pois com o boleto o processo tende a ser um pouco mais complexo. Para adicionar a forma de pagamento segue as orientações deste link.

Tecnicamente falando, com estes 2 pontos resolvidos você já poderá anunciar, como disse anteriormente é um processo simples, mas o segredo do bom resultado é muito mais no estratégico, e é sobre isso que vamos falar agora.

Estratégico:

Anunciar no Facebook é muito parecido com o que fazemos no Google Ads, porém o Google tende a ser mais complexo do que o Facebook, exigindo um pouco mais de conhecimento para se chegar a uma campanha bem estruturada, já o Facebook tende a facilitar o processo.

Não caia na cilada de pensar que será fácil criar anúncios, públicos, segmentações que venderão milhares de reais de forma “simplificada”, não é bem assim. O Facebook e Instagram são mídias com um potencial de conversão altíssimo, mas para isso as campanhas e principalmente as definições do público devem ser bem pensadas, vamos a alguns pontos importantes:

  1. Seu público alvo está no Facebook?
    Como vimos acima, diariamente o Facebook recebe 1,6 bilhões de usuários, eu tenho a tendência a dizer que com certeza seu público estará lá, mas gosto de começar o estratégico com este pensamento em torno do público, pois muitos empreendedores não sabem ao certo quem é o seu público real, e anunciar para TODOS no Facebook é uma enrascada grande, e com certeza não trará um ROI positivo.
  2. Tenha claro qual é seu produto, aquilo que você vai vender.
    Outro erro comum de pessoas que estão iniciando suas campanhas, é o fato de não ter clareza sobre seu produto, aquilo que desejam ofertar. Lembre-se que seus concorrentes também estarão anunciando, aquele que despertar a atenção do usuário com a melhor oferta sairá na frente, desta forma pense em sua oferta utilizando o método AIDA (atenção, interesse, desejo e ação), sua oferta tem que ser estimulante, seja ela de produto, serviço, geração de leads, atrair clientes para sua loja física, em qualquer hipótese deve chamar a atenção do usuário e despertar o desejo de ter aquilo naquele momento.
  3. Como é a sua oferta, como vai vender o que tem para vender?
    A partir do ponto que você sabe QUAL é a sua oferta precisa-se pensar em COMO é a sua oferta, como este produto ou serviço será vendido, pois, despertar a atenção do usuário em relação a sua oferta é a etapa anterior, mas depois de ter atingido o desejo dele, ao evoluir para ação, como você fará este processo? Irá atrair para o WhatsApp, contato telefônico, compra online?! Antes de anunciar, pense no processo da venda.
  4. Audiência.
    Ponto crítico nas suas ações, você precisa entender que não existe produto que serve para todo mundo (algo muito comum de se ouvir), pois até papel higiênico, um item comum que é consumido por todos, possui públicos alvos específicos de acordo com os valores que trazem consigo (um esfoliante, aquele rosa, ou um dermacare, sem irritação alguma). Procure ser específico na definição de sua audiência, segmentando por região, idade entre outras características que te permita ser mais específico, afinal, 1,6 bilhões de usuários estão navegando todos os dias nas redes do Facebook.
  5. Destino das campanhas.
    Após todas as definições anteriores, chegamos ao ponto para onde o usuário será direcionado após clicar em seu anúncio. O Facebook é extremamente mais flexível do que o Google em relação aos locais para onde seus anúncios podem ser apontados. Alguns desses lugares são: site, loja virtual, WhatsApp, messenger do Facebook entre outros. Defina de forma estratégica para onde seu usuário será levado para que você não desperdice este clique. Um ponto adicional importante, cuidado com sua página de destino, pois assim como o Google, o Facebook lê sua página para saber se está dentro das políticas estabelecidas por ele, caso contrário você pode vir a sofrer um bloqueio na sua conta de anúncio.

Com ambos tópicos definidos, a criação da campanha tende a ser simples, basta seguir os passos e conseguirá estar com seu primeiro anúncio criado e publicado, mas não se esqueça da importância de acompanhar e otimizar suas campanhas, caso contrário, você pode estar convertendo menos do que poderia converter.

Assimilou todas as informações acima, você vai precisar delas =)

Por fim…

Neste post pudemos entender da força e o quanto o Facebook pode ser aliado no crescimento dos seus resultados. Espero que o Facebook Ads seja um grande aliado no crescimento dos seus negócios e que este conteúdo possa contribuir nesse crescimento.

Para concluir, mais algumas dicas importantes:

  • Sempre faça testes com pouco investimento antes de iniciar uma campanha com investimentos maiores, e lembre-se de priorizar o anúncio que trará mais resultados;
  • Teste os diferentes tipos de anúncios, também com baixo investimento, para entender qual tipo de mídia tem melhor retorno para o seu negócio;
  • É muito comum anunciar para o público que não curte a sua página para atrair novos consumidores. Entretanto, também crie anúncios voltados para o seu público ativo, afinal, eles são advogados da sua marca e tem muito mais potencial de comprar em relação aqueles que não te conhecem;
  • O Facebook possui um rígido controle de poluição visual. Imagens de anúncios ou posts que você for promover não devem conter muito texto. Embora o Facebook tenha liberado anúncios com mais de 20% de texto dentro de imagens, quanto mais imagens você adicionar, menos o Facebook vai entregar os seus anúncios. Isso consequentemente também influencia no valor que vai pagar pela publicidade. Você pode testar a quantidade de texto que sua imagem tem nessa Ferramenta de Grade do Facebook.

E agora, se sente pronto para iniciar as campanhas no Facebook? Já sabe, qualquer dúvida estou por aqui, vamos voar!

Agora, fico por aqui, valewww!

Juliano Costa

Atuando em marketing e tecnologia desde 2005, combinei essas áreas com dados para fornecer soluções estratégicas de alta performance. Comecei como desenvolvedor, ganhando conhecimento técnico, que quando combinado com marketing, possibilitou a criação de estratégias de alto impacto para crescimento contínuo do mercado. Liderando equipes multidisciplinares, agi como integrador entre marketing e desenvolvimento, otimizando fluxos de trabalho e aumentando a eficácia das estratégias. Trabalhei em projetos em 5 países e contribuí estrategicamente com empresas renomadas.