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Você conhece alguém que AINDA não utiliza o Instagram para gerar negócios? Sim? Essa pessoa por acaso é você?⁣

Por mais difícil que pareça, afinal, dentro do nosso grupo focal parece que TODAS as pessoas no mundo estão utilizando suas redes sociais exclusivamente para gerar negócios, há muitos empreendedores que NÃO estão utilizando estes canais para aumentar os resultados de suas empresas. Hoje quero te mostrar alguns números que te farão repensar o uso de suas redes sociais e despertar para o grande potencial que elas tem para o seu negócio.⁣

Os números que apresento no carrossel, são apenas do Instagram e são quase inacreditáveis! Com essas estatísticas, você não pode perder a super oportunidade de investir nessa plataforma para a sua marca, e ainda preciso dizer, o Facebook também não é nada mal quando o assunto é gerar vendas ou leads, está deixando dinheiro na mesa néh? ?⁣

Transcrição do Aúdio

E hoje eu quero falar da importância do Instagram para os seus negócios!
No meu dia a dia de agência, ainda fico muito impressionado com a forma fraca que muitas empresas, e vou dizer, empresas renomadas que utilizam o Instagram em suas estratégias. Não é nada raro, que ainda tem empresas que se quer, utilizam ou desenvolvem uma comunicação no Instagram.

Eu entendo totalmente, compreendo facilmente a dificuldade dos departamentos de marketing, principalmente pelo volume de trabalho e de situações que eles enfrentam todos os dias. É muito claro que uma empresa grande precisa também desenvolver sua comunicação nas redes sociais, uma comunicação de forma estratégica, só que eu também sei que do outro lado da mesa o quão difícil é isso para um departamento, e ainda mais quando dependem as vezes de muitas autorizações, então eu entendo!

Mas a gente não pode se esquecer da importância do Instagram, seja você um pequeno empresário, um profissional autônomo, um psicólogo, um dentista ou enfim, seja você qualquer ser que precisa vender ou está tentando vender algo pela internet, porque ela, a internet em si, o Instagram em si são muito relevantes para o seu negócio. Ele vai fazer sim a diferença no seu resultado final e tem o poder de levar a um novo patamar de vendas, um novo patamar de conversão e fazer com que os negócios se expanda.

Mas a gente não pode se esquecer, na verdade nunca, que o Instagram é uma rede social e não é a sua rede social, não foi você que criou – bem que seria interessante ter criado não é? – afinal de contas um bilhão de visitas mensalmente é o que o Instagram recebe, e dentro deste um bilhão, dentro desse volume imenso a gente tem que entender que muitas pessoas estão procurando algo quando elas entram no Instagram, seja relacionamento, no sentido de se relacionar com outras pessoas, seja  “Ah não, só tenho meu Instagram para poder seguir artistas, seguir pessoas que eu gosto, criar e estar em  comunidades”; é muito comum isso acontecer, mas hoje é muito natural também que as empresas, os empresários e empreendedores como já mencionei, e qualquer tipo de profissional autônomo ele desenvolva uma comunicação aqui dentro, principalmente pra poder levar sua mensagem e crescer sua autoridade, apresentar aquilo que ele sabe fazer e que problema que nele pode resolver, e diante disso tudo automaticamente começa gerar leads, a pessoa começa gerar um interesse na forma com que ele soluciona algo, então é extremamente importante que você, principalmente o pequeno empreendedor, você profissional autônomo tenha em mente o potencial que o Instagram tem para o seu negócio.

Claro que o poderia falar de outros redes sociais, poderia falar também do Facebook que ainda não morreu e não vai, acredito eu que nem tão cedo vai morrer, poderia falar do Tik Tok e enfim de tantas outras mídias que ainda estão vivas e que ainda tem potencial para contribuir com seu negócio, só que pra gente não perder foco e não se distanciar de algo e ter uma clareza mais fundamentada, aqui eu trago mais informações sobre o Instagram, principalmente em como você pode fazer dele realmente um reduto, um canal vamos falar assim, onde você pode pescar leads, você pode pescar potenciais clientes para o seu negócio.

Outra coisa muito importante como eu disse, o Instagram não é seu, então quando você constrói uma casa no terreno alheio, você está construindo em um lugar que não é seu e provavelmente aquilo que você construiu também não será seu, entende?! A não ser que seja um bom coração que te dê, mas raramente isso vai acontecer, se é que acontece! (risos)

Então dentro dessa situação toda é importante que você também pense em como tirar esses leads, em como tirar esse público que você já está criando e desenvolvendo de dentro do Instagram e trazer para mais próximo de você, seja através da criação de um mailing, que é aquela velha questão: eu direciono essa pessoa para uma página onde ela se cadastra e me deixa o nome e e-mail, o que já me permite estar um pouco mais próximo dela. Uma vez que uma pessoa sinalizou através de “deixar o nome e o e-mail” em algo que você tenha gerado ali, já é uma levantada de mão, já é um “- Oi, eu quero mais e quero conhecer mais”, e a partir daí você pode desenvolver um mailing, você pode desenvolver uma estratégia para ser mais próximo dessa pessoa, e perceba que esse tipo de estratégia, é o seu terreno então ele está dentro da sua casa você tem um controle melhor e não corre o risco e não está tão exposto ao risco de  criar um mega canal, uma mega rede social e de repente essa rede social acabar ou essa rede social perder a relevância então por isso que é super importante que além de, desenvolver sua comunicação, seu relacionamento, a sua estratégia no Instagram você saiba como extrair do Instagram toda essa autoridade gerada, trazer essas pessoas, esses potenciais clientes para mais próximo de você e principalmente sequenciar ele dentro do funil, sequenciar ele dentro de um relacionamento que fuja que sai um pouco do Instagram.

É isso! É isso que eu queria trazer o seu hoje: o Instagram é extremamente importante para o seu negócio e sim como já disse, pode criar aquela virada de chave maravilhosa que a gente espera muitas vezes quando abre um negócio e ele pode sim ser esse canal, pode sim fomentar o seu resultado. Por isso não deixe de ficar aqui comigo, não deixe de acompanhar o que eu tenho postado, porque diariamente vou trazer informações que certamente vão agregar para você e irão te ajudar a ir para esse novo patamar.

Certo?! É isso espero te ver aqui mais vezes, espero que você tenha gostado dessa informação e vamos pra cima!

Até mais!

Juliano Costa

Atuando em marketing e tecnologia desde 2005, combinei essas áreas com dados para fornecer soluções estratégicas de alta performance. Comecei como desenvolvedor, ganhando conhecimento técnico, que quando combinado com marketing, possibilitou a criação de estratégias de alto impacto para crescimento contínuo do mercado. Liderando equipes multidisciplinares, agi como integrador entre marketing e desenvolvimento, otimizando fluxos de trabalho e aumentando a eficácia das estratégias. Trabalhei em projetos em 5 países e contribuí estrategicamente com empresas renomadas.