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Chegar ao topo das buscas com um CPC baixo é o desejo da maioria das pessoas que investem no Google Ads, com isso a pergunta que surge é, existe alguma forma de se manter no topo com um CPC mais atraente do que dos meus concorrentes?

Para responder este questionamento, precisamos antes entender como funciona o leilão do Google Ads e o que interfere no posicionamento dos seus anúncios, preparado? Então vamos lá.

O que é o leilão de anúncios do Google Ads?

Sempre que uma pesquisa é realizada no Google, o algoritmo do Google faz uma análise dos anúncios para identificar quais os melhores para que possa apresentar ao usuário. Por trás deste algoritmo, além de alguns fatores relacionados a como o anúncio foi montado (índices de qualidade), existe um leilão baseado no CPC disposto a pagar, e a soma dos fatores de qualidade do anúncio + o CPC definido como máximo na plataforma, orientarão a ordem dos posicionamentos dos anúncios para o usuário.

Como anunciante é de extrema importância que você saiba quais os fatores que influenciam em seus anúncios, pois ao contrário do que muitos acreditam, não se trata apenas do valor de CPC. Atualmente existem diversos outros fatores a serem considerados que refletirão neste posicionamento.

Como funciona o leilão do Google Ads?

  1. Quando o usuário realizar a busca, o sistema do Google Ads encontra todos os anúncios cujas palavras-chave correspondem a pesquisa realizada.
  2. A partir desses anúncios, o sistema ignora os que não são qualificados, por exemplo, um anúncio que contenha aquela palavra-chave, mas não quer ser exibido na região de busca do usuário. Este anúncio é entendido como não qualificado para aquela busca que está sendo realizada, além é claro dos anúncios que foram reprovados por violação das políticas do Google.
  3. Os anúncios que passaram pelo crivo de qualificação do Google para aquela busca, ou seja, apenas aqueles com classificações elevadas o suficiente serão exibidos. A classificação combina seu lance, a qualidade do anúncio, o contexto da pesquisa e o impacto das extensões de anúncios.

Sintetizando, existem basicamente 3 fatores primordiais para um bom posicionamento no Google Ads, são eles:

  1. O lance, aquele CPC máximo definido na plataforma do Google Ads;
  2. Índice de qualidade do seu anúncio;
  3. Extensões que foram aplicadas ao seu anúncio.

Por isso é importante mencionar, que mesmo que os lances da concorrência sejam maiores que o seu, você ainda pode conquistar uma posição superior (por um CPC menor) com palavras-chave e anúncios de alta relevância.

Meu anúncio é relevante, tem um alto índice de qualidade, estou disposto a pagar um CPC maior e não vejo ele aparecer em todas as buscas, o que está errado?

NADA, o processo de leilão do sistema do Google Ads é repetido a cada busca realizada, com isso, cada leilão pode ter resultados potencialmente diferentes, dependendo do nível de concorrência do momento, além também de outros fatores que podem forçar a limitação da exposição pelo Google, como, por exemplo, o valor diário de campanha e o período o qual ela estará ativa.

Aprofundando um pouco mais a explicação, vamos entender de forma ainda mais profunda os pontos: lance, índice de qualidade e impacto das extensões de anúncio.

Lance:

Seu lance é o preço máximo que você está disposto a pagar por um clique em seu anúncio, o famoso CPC. Aqui que geralmente surge a grande dúvida: então é só colocar um CPC alto que estarei sempre na frente? Errado, além de se tornar inviável manter um anúncio com CPC alto durante um longo período no ar. Lembrando, o sistema do Google considera outros fatores além do lance, então neste ponto procure ser estratégico, também não adiantará colocar um lance extremamente fora da média paga pelos outros anunciantes das palavras chaves na qual você tem interesse.

O Google preza pela entrega do anúncio mais relevante ao usuário, afinal, ser relevante é o negócio que o mantém, sendo assim, apenas “dinheiro” não compraria a melhor posição.

Índice de qualidade:

Em muitos casos, digo que o índice de qualidade do anúncio é mais importante que o próprio CPC. O índice de qualidade é uma métrica que o Google usa para analisar o seu anúncio em desempenho e relevância para os usuários do Google.

Seus anúncios são classificados em uma escala de 1 a 10, e este índice é composto por inúmeros pontos de avaliação. Não se engane pensando que basta um pequeno ajuste e o índice aumentará, não, há mais a se fazer.

Os principais fatores incluídos no índice de qualidade dos anúncios do Google são:

  • Relevância do anúncio (aqui temos a correlação entre palavras-chave usadas nas configurações de seus anúncios e as palavras usadas no próprio anúncio, o Google busca uma perfeita contextualização entre o que o usuário buscou, com o que o seu anúncio diz e as palavras que determinou para o acionamento do mesmo).
  • Qualidade da página de destino (só neste ponto há inúmeros fatores que influenciam no índice de qualidade do anúncio. Sim, o Google lê a sua página de destino, e ele sabe se ela possui alta relevância para a busca realizada pelo usuário, e um ponto extremamente importante, suas páginas de destino precisam obrigatoriamente ter uma boa performance técnica e serem responsivas (adaptáveis aos dispositivos móveis).
  • CTR esperada (o Google se baseia no histórico de sua CTR em relação às palavras chaves inseridas no seu anúncio, procure sempre otimizar seus anúncios para obter as melhores taxas de CTR, pois isto influenciará no índice de qualidade).

E por último, mas não menos importante, as extensões de anúncio:

Como já disse acima, o Google trabalha no jogo da relevância, e as extensões de anúncio ajudam seus anúncios a serem mais relevantes, e em muitos casos ajudam o usuário a encurtar o caminho até a informação desejada. Portanto, o bom uso das extensões de anúncio irão te ajudar a ganhar o leilão com um CPC menor do que o da concorrência.

Para maximizar o desempenho dos anúncios, o sistema do Google Ads seleciona quais extensões exibirá em resposta a cada pesquisa realizada pelo usuário, esta seleção ocorre baseado nas extensões que tenha relacionado no anúncio.

As extensões entregarão maior visibilidade (no literal, pois seu anúncio ganha mais espaço na tela do usuário) isso refletirá no seu CTR, pois é comum que após a inserção das extensões de anúncio a taxa de cliques aumentam.

Há inúmeras extensões disponíveis, e o Google vem acrescentando novas opções de forma frequente, algumas das extensões são:

  • Extensões de local
  • Extensões de local de afiliados
  • Extensões de frases de destaque
  • Extensões de chamada
  • Extensões de sitelinks
  • Snippets estruturados
  • Extensões de preço entre outras.

Em amarelo na imagem é possível ver o uso das extensões de chamada e sitelinks.

Ufa, e a conclusão é:

Com as informações acima você passou a conhecer um pouco mais sobre o básico do funcionamento do leilão do Google Ads e o impacto que ele pode ter no ROI (retorno sobre investimento) de sua campanha, pois se você tiver anúncios mais relevantes e estruturados terá posicionamentos melhores que gerarão leads melhores e esta sequência de avanços o permitirá também obter resultados mais favoráveis.

Bora acordar e fazer anúncios melhores que o resultado é favorável!

Depois de tudo isto, ainda está meio perdido(a)? Não se preocupe, me manda um e-mail que te esclareço o que ainda tiver de dúvidas.

Eu fico por aqui, valewwwww!

Juliano Costa

Atuando em marketing e tecnologia desde 2005, combinei essas áreas com dados para fornecer soluções estratégicas de alta performance. Comecei como desenvolvedor, ganhando conhecimento técnico, que quando combinado com marketing, possibilitou a criação de estratégias de alto impacto para crescimento contínuo do mercado. Liderando equipes multidisciplinares, agi como integrador entre marketing e desenvolvimento, otimizando fluxos de trabalho e aumentando a eficácia das estratégias. Trabalhei em projetos em 5 países e contribuí estrategicamente com empresas renomadas.